Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Visite também:
Mercado Livre

Chegando de curioso pra ficar.

7/1/2013, 20:54 por Marcus Paiva

Olá amigos, se me permitem, rodando pela net
encontrei na assinatura de um amigo (João Paulo Maron) um link, resolvi conferir e aqui estou eu Wink
Espero poder contribuir, trocar conhecimentos em geral com os amigos do forum. Abraços e vamos lá!

Comentários: 2

E boa tarde.

29/9/2012, 16:03 por Solange N

Bom, o nome é Solange, aquarista desde 2010.
Iniciei com kinguios fazendo muita coisa errada, depois fiz o certo, aprendi bastante, mais tarde fui apresentada a alguns killis, tive vários acidentes de percurso, desisti de aquários pequenos, meus corys se reproduziram e a última aquisição é …

Comentários: 0

Apresentação - Paulo H.

6/7/2012, 19:57 por Paulo H.

Muito prazer em particiar deste ótimo fórum!
Vim aqui para aprender e ajudar quem ainda não aprendeu
Por que eu não posso fazer submissões para o fórum?
Nos vemos por aí Wink

Comentários: 3

Apresentação EduardoVidal

18/5/2012, 22:42 por EduardoVidal

Olá pessoal, sou técnico em eletrônica e aquarista.
Após anos de aquarismo, tive uma perda considerável
no meu aquário depois de ficar 6 horas sem energia elétrica
e o que é pior, eu não estava em casa.
Por esse motivo desenvolvi um oxigenador automático que
funciona na eletricidade e …

Comentários: 2

Visitantes

Condições da água para discos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Condições da água para discos

Mensagem por Fabricio Mendonça em 12/4/2012, 17:41

Amigos,

Este artigo me pareceu muito instrutivo, principalmente aos iniciantes na criação de Discos.

O maior desafio que um aquariofilista de água doce pode ter em seu aquário é a criação do peixe Disco. O sucesso dependerá diretamente da qualidade da água e das condições gerais do aquário. Porém o peixe disco é diferenciado em muitos outros aspectos para sua manutenção. Os discos selvagens capturados na Amazônia vivem basicamente em cardumes, com temperatura na faixa de 28 graus e pH muito baixo, que pode variar entre 5,0 a 6,5. Isso dependerá do rio onde esteja. A dureza carbonatada é também muito baixa, na faixa de 1 a 2 graus. O local onde os Discos vivem possui uma qualidade de água muito boa, se fosse ao contrário este peixe jamais sobreviveria, por ser muito exigente em qualidade e características do ambiente.
Na nossa opinião (Aquallun) e de muitos aquaristas que a tempos criam este peixe, é que, as condições ideais do disco selvagem é manter um pH a 6,5 e uma dureza carbonatada de 3 graus.
Filtros:
A grande maioria desses aquaristas usam filtro de Osmose Reversa na água de reposição e de troca, para se garantir que a nova água esteja livre de qualquer agente tóxico, inclusive Fosfatos e Silicatos, mas o uso de um filtro RO não garante totalmente a qualidade da água do aquário para o disco, pois o sistema de filtragem deve ser eficiente para que nenhum composto nitrogenado possa surgir. O Filtro Biológico e Químico é obrigatório, no caso do Biológico muitos dão preferência a filtros de Areia, Fluidizados, muitos outros preferem canisters que realizam as três funções de uma maneira compacta e facilitada.
O que importa mesmo, é que os filtros não sejam nem um pouco deficientes, que realizem funções acima das expectativas para manter a água com níveis nitrogenados interessantes, (Amonia, Nitrito zerados) bons para o Disco. O filtro de Areia Fluidizado é o mais aplicável na situação, pois consegue um grande número de bactérias, eliminando compostos nitrogenados. O fluidizado também possui a vantagem de ser independente a outras funções e consegue manter bactérias aeróbicas vivas por mais tempo em caso de falta de energia elétrica.
O Filtro canister possui uma eficiência na filtragem mecânica e também química, portanto o uso com o Fluidizado se torna a melhor opção para a manutenção da água.
A movimentação da água através dos filtros também é necessária para aumentar o Potencial Redox.
Carvão Ativado e Resinas.
Outro indispensável elemento para o filtro é o Carvão Ativado, ele vai retirar elementos químicos da água que se forma ao longo do tempo. O carvão Ativado deve ter especificações na caixa que é Totalmente Livre de Fosfato. Existe resinas que são melhores que o próprio carvão, resinas que realizam funções complementares para a purificação da Água.
Chemi Pure é um desses elementos.
Trocas Parciais:
Dick Au cita em seu livro, que chega a trocar a água dos aquários de suas baterias para reprodução na proporção de 100% por dia, parecendo uma loucura, mas ideal, principalmente para quem reproduz o peixe.
Para um aquarista o caso é um pouco diferente, pois não existe a possibilidade dessas trocas de água em grande quantidade, portanto o ideal é trocar pelo menos 10% da água todo o dia, a pouca quantidade não faz que exista algum tipo de choque para o peixe e faz que se renove sempre de uma maneira útil e amena. Nada impede que o aquarista faça trocas semanais e até quinzenais, desde que seja trocas com água nas propriedades de pH e temperatura iguais as que se encontram no aquário.Oligo-elementos, nutrientes, e outros entram todos os dias no aquário.
Água:
Evidentemente que a água é o fator principal para o sucesso da criação de discos. Não só o ph e o Kh devem ser verificados mas principalmente níveis nitrogenados como Amônia, Nitrito estes muito tóxicos. Qualquer principio desses elementos na água é motivo de trocas de água parciais e verificação do motivo da aparição, pois podemos perder os Discos ou causar sérios danos aos peixes.
Temperatura da Água:
Outro item a ser verificado é a Temperatura, acredito, sem duvidas, que o melhor Termostato e Aquecedor deve ser usado para esses peixes que detestam variações de temperatura e acabam sentindo-se muito mal, principalmente nas quedas bruscas. Aquaristas novatos não acreditam que devemos investir em termostatos com valores de até US$50,00, mas logo entendem que a sobrevivência destes peixes depende da constante temperatura da água. Podemos citar como bons termostatos com aquecedores os Visi Therm (Aquarium System ) e o Tronic (Hagen) comprovadamente termostatos de primeira linha e com oscilações pequenas.
Plantas:
Na realidade, plantas aquáticas promovem diferenças quimicas na água em diversos momentos. Se o aquarista resolver não optar por elas, para uma criação mais tranquila, seria interessante, pois mesmo que as plantas aquáticas sejam atrativas, podem causar problemas com controles quimicos e biológicos. A fotossintese é um motivo óbvio para tal causa, uma vez que o pH oscila muito com as plantas.
Comportamentos Estranhos
Sabe-se que os Discos devem respirar 50 vezes por minuto, algo muito diferente que isso é sinal de alerta. Se os Discos estão se alimentando a respiração pode ser mais ofegante, em caso de reprodução ou de excitação por stress, proteção de território etc.
Já em casos normais que o disco nada normalmente pelo aquário ele deve manter essa freqüência de respiração (50), para que não se considere com algum tipo de parasitose. Discos que estão a muito tempo no aquário e que de repente se assustam de uma maneira tal a chegar a bater nos vidros do aquário em disparada, pode também ser considerado um problema com a água, com altos níveis de compostos nitrogenados.

Fonte:
Aquallun Aquariofilismo
http://www.aquallun.com.br/qualidadeagua.htm

Fabricio Mendonça
Moderador
Moderador

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/04/2012
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://www.fabriciomendonca.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum