Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Flowerhorn
Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty10/8/2014, 21:23 por Cdelucca

» Manual de reprodução de Bettas e manutenção dos Alevinos
Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty26/11/2013, 17:08 por ruisapo

» ATENTE-SE AO ESCREVER
Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty26/11/2013, 15:05 por ruisapo

» Caixa-Lago 1.000L + Filtro Balde 100L = Água Cristalina
Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty27/9/2013, 14:17 por Administrador

» Sistema Completo, TPA e Reaproveitamento d'água.
Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty27/9/2013, 14:12 por Administrador

» Meu Plantado 200x60x60 800 Litros
Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty13/2/2013, 06:25 por Marcus Paiva

» [Rascunho] Tricogaster azul - Trichogaster trichopterus
Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty2/2/2013, 14:28 por Paulo H.

» Comprar ou mandar fazer?
Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty8/1/2013, 21:43 por Marcus Paiva

» DIY luz da lua com leds automotivo
Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty8/1/2013, 21:41 por Marcus Paiva

Visite também:
Mercado Livre

Chegando de curioso pra ficar.

7/1/2013, 20:54 por Marcus Paiva

Olá amigos, se me permitem, rodando pela net
encontrei na assinatura de um amigo (João Paulo Maron) um link, resolvi conferir e aqui estou eu Wink
Espero poder contribuir, trocar conhecimentos em geral com os amigos do forum. Abraços e vamos lá!

Comentários: 2

E boa tarde.

29/9/2012, 16:03 por Solange N

Bom, o nome é Solange, aquarista desde 2010.
Iniciei com kinguios fazendo muita coisa errada, depois fiz o certo, aprendi bastante, mais tarde fui apresentada a alguns killis, tive vários acidentes de percurso, desisti de aquários pequenos, meus corys se reproduziram e a última aquisição é …

Comentários: 0

Apresentação - Paulo H.

6/7/2012, 19:57 por Paulo H.

Muito prazer em particiar deste ótimo fórum!
Vim aqui para aprender e ajudar quem ainda não aprendeu
Por que eu não posso fazer submissões para o fórum?
Nos vemos por aí Wink

Comentários: 3

Apresentação EduardoVidal

18/5/2012, 22:42 por EduardoVidal

Olá pessoal, sou técnico em eletrônica e aquarista.
Após anos de aquarismo, tive uma perda considerável
no meu aquário depois de ficar 6 horas sem energia elétrica
e o que é pior, eu não estava em casa.
Por esse motivo desenvolvi um oxigenador automático que
funciona na eletricidade e …

Comentários: 2

Visitantes

Efeito de dieta enriquecida com própolis

2 participantes

Ir para baixo

Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty Efeito de dieta enriquecida com própolis

Mensagem por Fabricio Mendonça 9/4/2012, 15:14

Amigos,

hoje achei este estudo sobre o propolis utilizado em peixes:

Fonte: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/1968.htm

Texto:
Efeito de dieta enriquecida com própolis no crescimento e SISTEMA IMUNOLÓGICO de tilápias-do-nilo

Lucas Henrique Cavalcanti Mendes 1
Ana Carolina Luchiari 1
Alexandre Firmino Diógenes 2
Fábio Tenório Souza 1
Sandra Rodrigues Mascarenhas 1


1. Universidade Federal da Paraíba-UFPB
2. Universidade Federal do Semi-árido-UFERSA


INTRODUÇÃO:
O própolis é produto da combinação de resinas de plantas e da saliva de abelhas, composto de cerca de 55% resinas vegetais; 30% cera de abelhas; 10% de óleos essenciais, 5% de pólen e 5% de outras substâncias. O processamento do própolis se dá pela lavagem em água e solubilização em etanol para remoção de cera e detritos orgânicos, sendo um dos produtos mais usados na medicina, desde a antiguidade, devido à suas propriedades antimicrobianas, antivirais, antioxidantes, antiinflamatórias e cicatrizantes.

Nas últimas décadas, a busca por produtos de baixo custo com aplicação viável no cultivo de organismos aquáticos se fez necessária devido ao notável crescimento da aquicultura mundial. A grande demanda desta atividade de cultivo por artifícios para a promoção do crescimento, ganho de peso e manutenção dos estoques de peixes em boas condições de saúde fez com que muitos estudos enviesassem para alternativas menos ortodoxas. Neste sentido, buscamos neste estudo testar os efeitos da dieta enriquecida com própolis sobre o crescimento e a resposta imunológica de tilápias-do-Nilo, visando a inserção deste produto para a melhoria das condições de cultivo de peixes.

METODOLOGIA:
Tilápias-do-Nilo, Oreochromis niloticus, (18,8 ± 2,4g) foram mantidas individualmente em aquários de 20L, com filtros biológicos e aeração e temperatura constantes (8 mg O2/L, 29°C) por 60 dias. O fotoperíodo foi mantido em 12L:12E. Os peixes foram divididos em 2 grupos: grupo controle, que recebeu alimentação comum (30% de proteína e 5% de lipídeo, n=6) duas vezes ao dia por 60 dias, e grupo própolis, que recebeu a mesma alimentação, porém acrescida de extrato de própolis na proporção de 10 ml/100g de ração, também ofertada duas vezes ao dia por 60 dias (n=6). O alimento não ingerido foi retirado dos aquários após 1 hora do oferecimento para registro da ingestão alimentar. O peso e comprimento dos animais foi mensurado antes do início do período experimental e a cada 10 dias, após anestesia com óleo de cravo (10%) para minimizar os efeitos do estresse. No 60º dia, os animais foram sacrificados para coleta de sangue e baço. Esfregaços de sangue foram feitos para contagem de leucócitos e o baço foi pesado. Foram calculados ingestão alimentar, taxa de crescimento especifico e eficiência alimentar para cada grupo. Os dados foram comparados por teste t-Student ou Anova, seguida pelo teste Student-Newman-Kuels.


RESULTADOS:
O peso dos animais não foi estatisticamente diferente no início do experimento (t-student, p=0,9 e todos apresentaram ganho de peso durante os 60 dias sob alimentação com própolis ou sem o ingrediente. No entanto, a taxa de crescimento especifico (TCE) não diferiu entre os grupos (t-student, p=0,37). Também a ingestão total de alimento (t-student, p=0,75) e a eficiência alimentar (EA) (t-student, p=0,85) foram estatisticamente iguais entre os grupos controle e o própolis. Desta forma, a alimentação enriquecida com própolis não interfere na ingestão e nem no crescimento de tilápias-do-Nilo, sendo ineficiente para promover ganho de peso. A análise de leucócitos entre grupos controle e própolis não mostrou diferença nas quantidades de células sanguíneas (t-student, p=0,.

No entanto, a análise de peso do baço entre os grupos controle e própolis mostrou acentuado aumento do órgão no grupo alimentado com própolis (t-student, p=0,01). Portanto, a ingestão de própolis interfere na capacidade imunológica dos peixes e proporciona aumento no tamanho do órgão (baço) responsável por processos de hematopoiese e hemocaterese e pela função imunológica de produção de anticorpos e proliferação de linfócitos ativados.


CONCLUSÃO:
A ingestão de própolis ofertada com a ração proporciona elevação no tamanho do órgão linfóide baço, podendo atuar de forma efetiva em situações onde haja necessidade de pronta resposta imunológica. Devido às propriedades imunomoduladoras e não-tóxicas do própolis, este produto natural pode ser utilizado na dieta de animais aquáticos visando contribuir para a saúde e funções fisiológicas normais, tanto do peixe quanto dos consumidores posteriores.

Outros estudos focando propriedades imunoestimuladoras e antioxidantes do própolis ainda estão em andamento em nosso laboratório para o melhor entendimento das aplicações do produto para o cultivo de peixes.

Instituição de Fomento: Fazenda de Cultivo DaMatta Agronegócios S.A

Espero ter ajudado e aguardo mais contribuições sobre o assunto.

Fabricio.
Fabricio Mendonça
Fabricio Mendonça
Moderador
Moderador

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/04/2012
Localização : Rio de Janeiro

http://www.fabriciomendonca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty Re: Efeito de dieta enriquecida com própolis

Mensagem por Fabricio Mendonça 10/4/2012, 19:17

Amigos,

Minha intensão com este tópico não é tratamento corretivo e sim preventivo.

Deixar o peixe mais resistente, com o sistema imunológico mais eficiente, para evitar o adoecimento.

Já que com as TPA's e a propria entrada de mosquitos, moscas e demais insetos podem ser inseridos microbios e bactérias que adoeçam os peixes e na maioria das vezes quando percebemos os sinais nos mesmos já é tarde.

A questão do tratamento curativo é mais complicada em peixes menores, por isso procuro um tratamento preventivo.

Aguardo a colaboração de mais aquaristas!

Abraço.
Fabricio Mendonça
Fabricio Mendonça
Moderador
Moderador

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/04/2012
Localização : Rio de Janeiro

http://www.fabriciomendonca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty Re: Efeito de dieta enriquecida com própolis

Mensagem por Edson Paveloski Junior 10/4/2012, 21:09

Interessante, gostei do artigo. Acho que seria interessante testarem o método em mais espécies, quem sabe em humanos também (exceto pela parte de sacrificar Laughing ), coletando os dados através de tomografia ou ressonância ou ainda nos cadáveres dos voluntário após suas mortes (sei que parece macabro, mas estudos envolvendo humanos são assim mesmo).

Realmente fascinante, deu até vontade de ingerir própolis diariamente! joia

Abraço
avatar
Edson Paveloski Junior
Moderador
Moderador

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/03/2012
Localização : Jandira - SP

http://ciclideosbr.forumbrasil.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito de dieta enriquecida com própolis  Empty Re: Efeito de dieta enriquecida com própolis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos