Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Flowerhorn
A filtragem Empty10/8/2014, 21:23 por Cdelucca

» Manual de reprodução de Bettas e manutenção dos Alevinos
A filtragem Empty26/11/2013, 17:08 por ruisapo

» ATENTE-SE AO ESCREVER
A filtragem Empty26/11/2013, 15:05 por ruisapo

» Caixa-Lago 1.000L + Filtro Balde 100L = Água Cristalina
A filtragem Empty27/9/2013, 14:17 por Administrador

» Sistema Completo, TPA e Reaproveitamento d'água.
A filtragem Empty27/9/2013, 14:12 por Administrador

» Meu Plantado 200x60x60 800 Litros
A filtragem Empty13/2/2013, 06:25 por Marcus Paiva

» [Rascunho] Tricogaster azul - Trichogaster trichopterus
A filtragem Empty2/2/2013, 14:28 por Paulo H.

» Comprar ou mandar fazer?
A filtragem Empty8/1/2013, 21:43 por Marcus Paiva

» DIY luz da lua com leds automotivo
A filtragem Empty8/1/2013, 21:41 por Marcus Paiva

Visite também:
Mercado Livre

Chegando de curioso pra ficar.

7/1/2013, 20:54 por Marcus Paiva

Olá amigos, se me permitem, rodando pela net
encontrei na assinatura de um amigo (João Paulo Maron) um link, resolvi conferir e aqui estou eu Wink
Espero poder contribuir, trocar conhecimentos em geral com os amigos do forum. Abraços e vamos lá!

Comentários: 2

E boa tarde.

29/9/2012, 16:03 por Solange N

Bom, o nome é Solange, aquarista desde 2010.
Iniciei com kinguios fazendo muita coisa errada, depois fiz o certo, aprendi bastante, mais tarde fui apresentada a alguns killis, tive vários acidentes de percurso, desisti de aquários pequenos, meus corys se reproduziram e a última aquisição é …

Comentários: 0

Apresentação - Paulo H.

6/7/2012, 19:57 por Paulo H.

Muito prazer em particiar deste ótimo fórum!
Vim aqui para aprender e ajudar quem ainda não aprendeu
Por que eu não posso fazer submissões para o fórum?
Nos vemos por aí Wink

Comentários: 3

Apresentação EduardoVidal

18/5/2012, 22:42 por EduardoVidal

Olá pessoal, sou técnico em eletrônica e aquarista.
Após anos de aquarismo, tive uma perda considerável
no meu aquário depois de ficar 6 horas sem energia elétrica
e o que é pior, eu não estava em casa.
Por esse motivo desenvolvi um oxigenador automático que
funciona na eletricidade e …

Comentários: 2

Visitantes

A filtragem

Ir para baixo

A filtragem Empty A filtragem

Mensagem por Nélio Jr. 14/4/2012, 13:51

A filtragem do aquário, é um dos temas mais debatidos em nosso hobby. Todos possuem uma marca favorita, tipo ou modelo de filtro que tenha funcionado no passado, bem como aqueles que originaram experiencias ruins.

A ampla gama de equipamentos disponíveis no mercado é impressionante em numero e diversidade, e isso pode ser intimidante para os iniciantes. A intenção deste artigo é fornecer informações base para desmistificar esse processo.

O principal objetivo da filtragem da água do aquário é proporcionar um ambiente saudável para os peixes, e para estender o tempo entre as manutenções, bem como as trocas parciais de água.

Basicamente, a filtragem se divide em três tipos estabelecidos:

Filtragem mecânica

Essa é a forma mais simples de filtragem e consiste em nada mais que, correr a água através de um material poroso, para apanhar o maior número de partículas suspensas possível. Quanto menor os poros do material escolhido e quanto menor as partículas em suspensão, mais limpa será a água.

Então, por que não usar apenas uma folha fina com aberturas microscópicas?

O que fazemos é chamado de osmose reversa e produz água limpa. Mas há um problema, "a vazão" (o numero de vezes, pela qual a água passa pelos filtros), quanto menores as aberturas, menor será a vazão.

Filtragem química

Remover compostos químicos nocivos da água é muito mais difícil que, resíduos sólidos, porque eles são líquidos e não podem ser presos como as partículas em suspensão. Certos materiais, entretanto, irão atrair esses compostos químicos e contê-los.

Esses materiais são normalmente colocados em fluxo, através de sacos ou cestas especiais e então, ao passar por eles, não toda a água entrará em contato com os meios de comunicação química, mas eventualmente, os níveis são reduzidos a um valor aceitável.

Há um grande debate, sobre a utilidade e até mesmo a sabedoria em executar a filtragem química. Ambos os lados têm provas convincentes, porém nenhum vencedor claramente surgiu.

Pessoalmente penso que, uma pequena quantidade de mídia química, seja benéfico ao meio, mas na maioria dos casos, os aquaristas são imprudentes, tendo como finalidade especifica o aspecto cristalino da água.

É importante ressaltar que, meios de filtração química, possuem um ponto de saturação natural e precisam ser substituídos periodicamente. Pois a mídia saturada, começa a liberar os produtos químicos de volta para o aquário.

Filtragem Biológica

Essa é a parte mais importante da filtragem do aquário, pois é o que nos permite manter peixes em quantidades relativamente pequenas de água. Mesmo o maior dos aquários domésticos, é minúsculo em comparação com um ambiente natural, e ao contrário das outras formas listadas, a filtragem biológica é um processo natural que, se estabiliza ao longo do tempo.

As bactérias que fazem o trabalho real, existem em toda parte do nosso aquário. O que fazemos é cultivá-las e usá-las para nosso próprio benefício.

Esse processo basicamente envolve, pouco mais que, propiciar um lar para as bactérias Nitrosomonas, Nitrobacter, dentre outras bactérias benéficas que, você provavelmente não se importará em aprender os nomes. Elas são a locomotiva do aquário. Algumas delas se alimentam diretamente da amônia (isso é uma coisa boa), mas excretam Nitritos (isso é uma coisa ruim). Mas felizmente, seus vizinhos se alimentam de Nitritos (uma coisa boa) e excretam Nitratos que, é muito menos tóxico para os peixes e podem ser controlado pelas TPA's.

O processo é chamado de ciclo do nitrogênio, e todos os aquários tem que passar por esse (de 3 semanas a 6 meses completos em alguns casos), antes que apresentem-se completamente estáveis. Peixes geralmente podem ser mantidos no aquário muito mais cedo que o segundo lapso temporal, porém o numero de exemplares, deve ser menor que poderia, sendo que, mudanças de água devem ser realizadas regularmente e os compostos aferidos com freqüência.

Autor: Nélio Jr.
Nélio Jr.
Nélio Jr.
Admin
Admin

Mensagens : 33
Data de inscrição : 26/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos