Procurar
Últimos assuntos
Os que mais criam tópicos
João Paulo Maron |
| |||
Administrador |
| |||
Nélio Jr. |
| |||
Fabricio Mendonça |
| |||
PCrosa |
| |||
Marcus Paiva |
| |||
Paulo H. |
| |||
Solange N |
| |||
Crescent Moon |
| |||
Wellington |
|
Mercado Livre
Chegando de curioso pra ficar.
7/1/2013, 20:54 por Marcus Paiva
Olá amigos, se me permitem, rodando pela net
encontrei na assinatura de um amigo (João Paulo Maron) um link, resolvi conferir e aqui estou eu
Espero poder contribuir, trocar conhecimentos em geral com os amigos do forum. Abraços e vamos lá!
encontrei na assinatura de um amigo (João Paulo Maron) um link, resolvi conferir e aqui estou eu

Espero poder contribuir, trocar conhecimentos em geral com os amigos do forum. Abraços e vamos lá!
Comentários: 2
E boa tarde.
29/9/2012, 16:03 por Solange N
Bom, o nome é Solange, aquarista desde 2010.
Iniciei com kinguios fazendo muita coisa errada, depois fiz o certo, aprendi bastante, mais tarde fui apresentada a alguns killis, tive vários acidentes de percurso, desisti de aquários pequenos, meus corys se reproduziram e a última aquisição é …
Iniciei com kinguios fazendo muita coisa errada, depois fiz o certo, aprendi bastante, mais tarde fui apresentada a alguns killis, tive vários acidentes de percurso, desisti de aquários pequenos, meus corys se reproduziram e a última aquisição é …
Comentários: 0
Apresentação - Paulo H.
6/7/2012, 19:57 por Paulo H.
Muito prazer em particiar deste ótimo fórum!
Vim aqui para aprender e ajudar quem ainda não aprendeu
Por que eu não posso fazer submissões para o fórum?
Nos vemos por aí
Vim aqui para aprender e ajudar quem ainda não aprendeu
Por que eu não posso fazer submissões para o fórum?
Nos vemos por aí

Comentários: 3
Apresentação EduardoVidal
18/5/2012, 22:42 por EduardoVidal
Olá pessoal, sou técnico em eletrônica e aquarista.
Após anos de aquarismo, tive uma perda considerável
no meu aquário depois de ficar 6 horas sem energia elétrica
e o que é pior, eu não estava em casa.
Por esse motivo desenvolvi um oxigenador automático que
funciona na eletricidade e …
Após anos de aquarismo, tive uma perda considerável
no meu aquário depois de ficar 6 horas sem energia elétrica
e o que é pior, eu não estava em casa.
Por esse motivo desenvolvi um oxigenador automático que
funciona na eletricidade e …
Comentários: 2
Visitantes
Filtragem biológica - Nitrificação: entenda o lado químico
Página 1 de 1
Filtragem biológica - Nitrificação: entenda o lado químico
A nitrificação é o processo através do qual compostos nitrogenados tóxicos (amônia/íon amônio e nitrito) são oxidados pelas bactérias, chegando ao nitrato, que é tóxico apenas em altas concentrações.
As reações que ocorrem no processo de nitrificação são representadas, geralmente, da seguinte forma:
NH3 + 3/2 O2 ---> H+ + NO2- + H2O + energia (ação das bactérias do gênero Nitrosomonas)
NO2- + 1/2 O2 ---> NO3- + energia (ação das bactérias do gênero Nitrobacter/Nitrosococus)
Porém o processo não consome só amônia e oxigênio, consome também carbono inorgânico (na forma de bicarbonato ou CO2). Diante dessa informação, a equação que melhor descreve o processo seria essa:
NH4+ + 1,83 O2 + 1,98 HCO3- ---> 0,021 C5H7O2N + 0,98 NO3- + 1,041 H2O +1,88 H2CO3 + energia
O C5H7O2N representa a fórmula mínima aproximada da biomassa gerada pelas bactérias dos gêneros Nitrosomonas e das Nitrobacter, sendo o HCO3- o ânion bicarbonato e H2CO3 representa o ácido carbônico (que também é gerado pela dissolução de CO2 em água).
Variáveis que influenciam na ciclagem:
Temperatura:
A nitrificação ocorre normalmente no intervalo de temperatura compreendido entre 4 e 45°C, sendo que as Nitrosomonas são mais ativas a 35°C, enquanto as Nitrobacter são mais ativas de 35 a 42°C. Ciclando dentro de tal faixa de temperatura(preferencialmente a 30°C), é garantida maior eficiência na formação e multiplicação das colônias bacterianas.
Além disso, Vant't Hoff, no século XIX, postulou uma lei Cinética na qual afirma que uma elevação de 10°C na temperatura de uma reação química dobra sua velocidade de ocorrência. Embora nem todas as reações químicas sigam essa lei, a Nitrificação parece obedecê-la, ao menos no intervalo de 10 a 30°C.
Temperatura (°C).......... Mols de NH3 consumido
10 ............................................. 0,3
20 ............................................. 0,65
30 ............................................. 1,2
Os dados apresentados na tabela concordam com a equação de Vant't Hoff Arrhenius, praticamente dobrando a cada 10°C.
pH e alcalinidade:
A nitrificação ocorre principalmente em pH compreendido entre 6,5 e 9,0, sendo o pH ótimo compreendido dentro da faixa de 7,4 a 8,6. Vale ressaltar que, em pH abaixo de 6,0, a nitrificação é fortemente inibida, ocorrendo em baixíssimos níveis. Como já dito, o íons bicarbonato deve estar presente, uma vez que ele é consumido na reação.
Níveis de oxigênio:
O oxigênio dissolvido (OD) é requerido no processo de Nitrificação. Dados experimentais demonstram que a Nitrificação requer uma concentração de oxigênio mínima a 2,0 mg/L (ppm) para ocorrer, praticamente não ocorrendo em ambientes com níveis de OD inferiores a este.
Autor: Edson Paveloski Junior
Fontes:
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2005_2/nitrogenio/nitrificacao.htm
http://www.verlag.com.br/arquivos/links/16.pdf
http://www.bioconlabs.com/nitribactfacts.html
http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/aresidua/i-121.pdf
As reações que ocorrem no processo de nitrificação são representadas, geralmente, da seguinte forma:
NH3 + 3/2 O2 ---> H+ + NO2- + H2O + energia (ação das bactérias do gênero Nitrosomonas)
NO2- + 1/2 O2 ---> NO3- + energia (ação das bactérias do gênero Nitrobacter/Nitrosococus)
Porém o processo não consome só amônia e oxigênio, consome também carbono inorgânico (na forma de bicarbonato ou CO2). Diante dessa informação, a equação que melhor descreve o processo seria essa:
NH4+ + 1,83 O2 + 1,98 HCO3- ---> 0,021 C5H7O2N + 0,98 NO3- + 1,041 H2O +1,88 H2CO3 + energia
O C5H7O2N representa a fórmula mínima aproximada da biomassa gerada pelas bactérias dos gêneros Nitrosomonas e das Nitrobacter, sendo o HCO3- o ânion bicarbonato e H2CO3 representa o ácido carbônico (que também é gerado pela dissolução de CO2 em água).
Variáveis que influenciam na ciclagem:
Temperatura:
A nitrificação ocorre normalmente no intervalo de temperatura compreendido entre 4 e 45°C, sendo que as Nitrosomonas são mais ativas a 35°C, enquanto as Nitrobacter são mais ativas de 35 a 42°C. Ciclando dentro de tal faixa de temperatura(preferencialmente a 30°C), é garantida maior eficiência na formação e multiplicação das colônias bacterianas.
Além disso, Vant't Hoff, no século XIX, postulou uma lei Cinética na qual afirma que uma elevação de 10°C na temperatura de uma reação química dobra sua velocidade de ocorrência. Embora nem todas as reações químicas sigam essa lei, a Nitrificação parece obedecê-la, ao menos no intervalo de 10 a 30°C.
Temperatura (°C).......... Mols de NH3 consumido
10 ............................................. 0,3
20 ............................................. 0,65
30 ............................................. 1,2
Os dados apresentados na tabela concordam com a equação de Vant't Hoff Arrhenius, praticamente dobrando a cada 10°C.
pH e alcalinidade:
A nitrificação ocorre principalmente em pH compreendido entre 6,5 e 9,0, sendo o pH ótimo compreendido dentro da faixa de 7,4 a 8,6. Vale ressaltar que, em pH abaixo de 6,0, a nitrificação é fortemente inibida, ocorrendo em baixíssimos níveis. Como já dito, o íons bicarbonato deve estar presente, uma vez que ele é consumido na reação.
Níveis de oxigênio:
O oxigênio dissolvido (OD) é requerido no processo de Nitrificação. Dados experimentais demonstram que a Nitrificação requer uma concentração de oxigênio mínima a 2,0 mg/L (ppm) para ocorrer, praticamente não ocorrendo em ambientes com níveis de OD inferiores a este.
Autor: Edson Paveloski Junior
Fontes:
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2005_2/nitrogenio/nitrificacao.htm
http://www.verlag.com.br/arquivos/links/16.pdf
http://www.bioconlabs.com/nitribactfacts.html
http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/aresidua/i-121.pdf
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
» Manual de reprodução de Bettas e manutenção dos Alevinos
» ATENTE-SE AO ESCREVER
» Caixa-Lago 1.000L + Filtro Balde 100L = Água Cristalina
» Sistema Completo, TPA e Reaproveitamento d'água.
» Meu Plantado 200x60x60 800 Litros
» [Rascunho] Tricogaster azul - Trichogaster trichopterus
» Comprar ou mandar fazer?
» DIY luz da lua com leds automotivo